quinta-feira, 19 de junho de 2008

Felgueiras e Guimarães

Para as fotos não serem mais um problema copiei as quase 3 mil fotos para o hd e assim não dependo da tpm do meu cd room. Coloquei no post abaixo as fotos de Fátima e continuo o relato do final de semana seguinte quando fomos visitar a minha família em Felgueiras. Namorado não conhecia o Castelo de Guimarães e gostaria de ir a Santiago de Compostela. Então, já que iamos para o Norte, programamos os 3 passeios. Estar com meus tios e primos, dar uma voltinha no castelo e ir até a Espanha novamente. Calorzinho bom, dias de sol, sentimos que finalmente a primavera tinha chegado. Em Felgueiras encontramos todos bem, estava tendo uma festinha, daquelas tipo quermesse, no lugarejo onde uma parte do povo mora, era a festa de São Jorge, passamos por lá e fomos visitar todos para dar oi e marcar os almoços e jantares de sempre, quem mora em Portugal ou tem parentes por lá entende o que eu digo. No dia seguinte fomos a Santiago de Compostela, ainda são umas 3h de carro, mas o caminho é bonito, passeamos pela região da Galiza, por cidades espanholas de praias como Pontevedra, Vigo e Tuí, em Santiago visitamos o Centro Monumental, bem característico dos pueblos espanhois, com suas contruções em pedra e praças centrais, na catedral o altar é muito imponente, encaramos a fila para tocar o manto da imagem de São Thiago, na cúpula, chama atenção o maquinário responsável por fazer funcionar o botafumeiro (incensário característico das missas por lá), vimos poucos peregrinos, vê-los chegando é mais uma das atrações do lugar, da outra vez que fui era verão, vi muitos chegando, dessa vez o movimento era pequeno, almoçamos, de sobremesa a Torta de Santiago hummm diliça e retornamos a Portugal, parando para conhecer um pouquinho de Vigo, tinhamos um jantar marcado na casa de um dos meus primos, fizeram um churrasco, tinha até picanha e feijão preto, tudo feito por portugueses :) O último dia foi para mostrar a um tuga um pouco da sua terra ( vou apanhar ai ai ) visitamos o Castelo de Guimarães, o monumento foi eleito uma das 7 maravilhas de Portugal, de acordo com a história foi ali que nasceu o primeiro rei do país. Já estive lá inumeras vezes, e o que mais gosto é ver o castelo do bosque ao redor da construção, parece que voltamos mesmo a época medieval, saimos de lá e fomos ao centro histórico da cidade que também é bem interessante e típico. Antes de voltar ainda tinhamos mais uma gincana culinária, deve ser a melhor forma de descrever aquele almoço, deveria ser proibido expor tantas entradas e sobremesas assim na minha frente e ao mesmo tempo UNF Para fazer a digestão a volta a Sintra e um enorme engarrafamento, nem tudo são flores, mesmo em férias.