sábado, 14 de junho de 2008

Sintra

Atualização: Estou com problemas com o leitor de cds, vou colocando as fotos quando conseguir, aí estão algumas.

O Álvaro mora próximo a Lisboa, na Vila de Sintra, um lugar lindo, em uma serra, com um Centro Histórico muito pitoresco. Foi lá que estive a maior parte do tempo que fiquei em Portugal. Eu já conhecia, mas dessa vez tinha um guia local e fui a lugares que ainda não tinha estado. Adoro passear por lá, existem coisas locais bem típicas, as tardes de domingo pegando senha para comer os travesseiros e as queijadas na Piriquita são de lei, que delícia são os travesseiros crocantes, com o recheio de amêndoas ainda quentinho, só se equiparam aos pastéis de Belém. Dessa vez não visitei o Castelo dos Mouros, nem o Palácio Nacional, mas tinha o Palácio da Pena ali ao alcance dos olhos todos os dias e adorava, ainda se pode descer de bondinho até as praias no verão e observar as quintas (seria o que chamamos de sítios) com seus casarões. Queria contar sobre uma dessas quintas, visitei a Quinta da Regaleira, um lugar meio mágico, formado por um palácio na encosta da serra e um grande jardim cheio de lagos, monumentos e grutas, elementos relacionados com a alquimia, maçonaria e templários, uma mistura de Paulo Coelho e Dan Brown. Amei passear por ali, tem passagens secretas, passagens subterrâneas, lagos com grutas que tem que se percorrer de lanterna, muito legal, cada cantinho uma história, uma coleção de símbolos, uma atmosfera diferente. Isso foi no Sábado, no Domingo fomos ao Santuário de Fátima, essa é visita certa todos os anos, me sinto muito bem naquele lugar, não sou praticante de nenhuma religião, mas adoro Nossa Senhora, fora que acredito que ali estão todos com bons pensamentos, em paz, mesmo que passando por momentos ruins, vão até lá com fé e esperança, dessa vez fomos com meus sogros assistir a missa, eu nunca tinha assistido a missa fora da basílica, ao fim da missa saúda-se a imagem com lenços brancos, emocionante e tirando o frio e o tempo muito ruim gostei da experiência, conhecemos a basílica nova e fui até o lugar das outras aparições e onde moravam as crianças que presenciaram Nossa Senhora. Nesse dia tive um encontro inusitado e muito surreal, estava eu acendendo minhas velas lá em Fátima quando uma moça se aproximou do namorado e o reconheceu, namorado esse que não entendeu nada eheheheh, ela era a Márcia, dona de um blog que sempre leio, me reconheceu pela bolsa que usava e que tinha colocado foto aqui no cantinho, muito louco esse encontro, mas adorei te conhecer Marcita, depois em outro dia ainda nos encontramos para jantar e falar muito no Hard Rock Café, tenho que perguntar a ela se deixa colocar a foto, responde aí no comentário sim menina. Esse foi o primeiro final de semana em Portugal, vou voltando aos poucos para contar o resto.

2 comentários:

Holandesa disse...

Já fui a Sintra umas vezes e também conheço a quinta da Regaleira. Sintra é pra mim um lugar de ótimas lembranças e especiais! É linda, misteriosa e bastante verde!
Deu até saudade agora! :)

Anônimo disse...

Morro de vontade de conhecer Portugal, e vivendo na Espanha ñ me seria nda difícil! Vamos ver se esse ano realizo meu sonho.
Ps: Como vc me deixou um comentário delicado no último post sobre a minha história vim te dizer que terminei de conta-la. Demorei tanto, né? Mas acho que agora, com o novo computador vou ser mais assídua.Te espero lá!