sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ser enfermeiro

Depois de um plantão dos infernos só vendo um milhão de vezes esse vídeo e insistindo em acreditar que um dia as pessoas vão entender o que é essa profissão, não vão nos confundir com técnicos ou auxiliares, ou como profissionais que só estão ali recebendo ordens de médicos e por isso são inferiores a eles. Não, eu não recebo ordens de médicos para tudo, eu sigo prescrições médicas para o que é um cuidado médico, traço condutas de enfermagem para aquilo que é meu cuidado e discuto condutas de cuidados com os profissionais médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e farmacéuticos para aquilo que é um cuidado comum a todos e isso é multidisciplinaridade, sim eu posso discordar e optar por uma conduta de tratamento diferente do médico quando é uma conduta que me cabe e não a ele, surpresa! E me irrito cada vez mais com os profissionais que estudaram 5 anos em uma faculdade em tempo integral e não são capazes de agir de acordo, ao contrário, denigrem a imagem de uma carreira que é essencial (só quem vivencia a realidade de um hospital entende a importância do exercício da enfermagem) e poderia ser muito, mas muito mais reconhecida. Deixa eu ir ali passar um final de semana sem plantões para variar um pouquinho.

Nenhum comentário: